LUA NOVA EM CAPRICÓRNIO NO NAKSHATRA SRAVANA
- Sri Hadesh
- 29 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de fev.
DIA 29 DE JANEIRO a 04 FEVEREIRO
Astrologia Védica
“Aprende a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem julgamentos. Porque sendo como um espelho sem emoções aprendemos a escutar e falar de outra maneira. Com a escuta compassiva e com abertura, sem lhe dar oportunidade de se impor com suas opiniões pessoais, simplesmente permita uma escuta sincera e fluida.”

Em 29 de janeiro, o Sol e a Lua se unem a 16 graus de Capricórnio, no nakshatra Sravana, marcando a primeira Lua Nova de 2025. Esse momento nos convida a observar as próximas mudanças estruturais em nível global, com ênfase em questões relacionadas ao governo americano e seus impactos na economia, assim como em possíveis intensificações nos conflitos de comunicação entre líderes mundiais. Um período em que devemos direcionar nossas preces e intenções para a busca de maior lucidez, compaixão e diplomacia diante dessa sequência de eventos, que, no futuro, podem fortalecer grandes conflitos globais, diplomáticos e geopolíticos.
Capricórnio (Makara) enfatiza uma semana de maior foco, exigindo planejamento, organização mental, reavaliação dos compromissos e ação. Esse período nos prepara para entrar em fevereiro com um maior senso de autorresponsabilidade, incentivando nos a agir com persistência, atenção plena e foco. O momento pede que nos mantenhamos conscientes das mudanças globais e políticas mundiais à frente, além de capacitados para lidar com tarefas práticas no aqui e agora de forma eficaz.
Este é o chamado nesta semana, amados. Que possamos estar atento em não alimentar nossa escuta reativa, oferecendo um acolhedor espaço de escutar o outro e a si mesmo. Sravana oferece um momento propício para interiorização, aprendizado espiritual e sabedoria na solução prática de problemas: desde que você acesse e escute seu interior, sem tantacobrança ou rigidez. A energia desse nakshatra promove clareza e sabedoria coletiva. Um chamado a Espiritualidade e Inclusividade.
Neste período lunar, o nakshatra Sravana (associado à simbologia da “audição”) nos convida à prática da escuta compassiva: uma escuta sem julgamentos, sem a necessidade de intermediar ou julgar, simplesmente oferecendo um espaço de acolhimento, inclusão e cura.
Este é o chamado desta semana, amados. Que possamos estar atentos para não alimentar uma escuta reativa e impulsiva a partir de nosso ponto de vista egóico, apegado às nossas crenças limitantes. Hora de cultivar um espaço acolhedor para ouvir o outro e a si mesmo. Sravana promove um momento propício para a interiorização, aprendizado espiritual e a sabedoria na solução prática de problemas — desde que nos permitamos acessar e escutar nosso interior sem tanta cobrança ou rigidez. A energia desse nakshatra promove clareza e sabedoria coletiva, sendo um chamado à espiritualidade e à inclusão.
Com Júpiter e Marte retrógrados, embora ambos retomem seus movimentos diretos em fevereiro, somos convidados a buscar, por meio da meditação e da qualidade da escuta interna, a clareza de nossos próprios corações e mentes, que servirão como bússola neste caminho.
CHAVE: escuta compassiva, planejamento, organização mental, autorresponsabilidade e clareza. Prática de meditação e pranayamas.
________________ Por sri Hadesh
Cálculos em Lahiri Chitrapaksha ayanamsha.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Fica vedada a utilização, duplicação o reprodução deste material, parcial ou total, por terceiros, sem a permissão expressa e por escrito do autor. Todos os créditos deverão ser atribuídos a sri Hadesh ® 2025 Todos os direitos reservados.