MERCÚRIO EM TRÂNSITO COM AQUÁRIO: ÊNFASE NO NAKSHATRA PURVA BHADRA
- Sri Hadesh
- 9 de fev.
- 3 min de leitura
Dia 11 a 27 de fevereiro
Astrologia Védica

Mercúrio avança rapidamente pelo signo de Capricórnio e Aquário em Saturno. Aquário é um signo que valoriza a liberdade, a igualdade e as causas humanitárias, tendo a co-regência de Saturno e Rahu. Com Saturno, Aquário traz estabilidade ao elemento ar, orientando-nos a permanecer persistentes e concentrados em nossas metas e propósitos, com foco e disciplina a longo prazo. A natureza estável de Aquário é refletida na natureza estrutural de Saturno, enquanto Rahu infunde uma energia dinâmica, cheia de aceleramento mental e imprevisível, estimulando maior flexibilidade emocional para lidar com um mundo austero e suas diversidades energéticas.
A ênfase deste período ocorre em 25 de fevereiro, quando Mercúrio transita a 27° do nakshatra Purva Bhadra, que se estende entre os signos de Aquário e Peixes. Grande parte das ações relacionadas aos próximos eclipses e trânsitos ocorrerá nesse nakshatra, que traz intensidade e caos, mas também a potência de elevar aqueles que se preparam espiritualmente para os desafios dos próximos meses. No entanto, Purva Bhadra também pode potencializar pensamentos sombrios e destrutivos, dependendo de como nossa energia será canalizada.
No cenário mundial, Mercúrio a 27° de Purva Bhadra impulsiona ideias visionárias, mas também pode intensificar uma comunicação radical e polarizada. Enfrentaremos desafios e restrições nas mídias e na política, resultando em mudanças drásticas na forma como a informação será transmitida, além do aumento restritivo nas censuras. Em relação às redes sociais, haverá uma maior saturação energética, uma avalanche de conteúdos superficiais e distorções na informação. É essencial ter cautela para não ser fisgado por manipulações, distorções da realidade e o peso emocional das redes sociais - preserve-se nesse período.
Além disso, continuaremos a observar conflitos nas disputas de poder entre os EUA, a Rússia, o Oriente Médio e, especialmente, a Coreia do Norte. Um ponto delicado no atual cenário global será a crescente desassistência financeira em países africanos, o que pode resultar em um colapso na área humanitária, afetando a saúde e as necessidades básicas desses países. Assuntos como a desnuclearização entre EUA e Coreia do Norte, além das tensões envolvendo a Rússia e os conflitos na Faixa de Gaza, poderão desencadear maiores tensões geopolíticas, com impactos significativos entre março e maio.
No âmbito pessoal, Mercúrio a 27° de Purva Bhadra promove uma profunda inovação mental, estimulando maior inteligência emocional. No entanto, a comunicação pode se tornar mais persuasiva e hipersensível, exigindo cuidado para não cairmos na armadilha de impor verdades autocentradas e extremistas. Este é um período propício para investir em terapia, autoconhecimento e práticas como reiki e massoterapia, auxiliando na organização mental e no equilíbrio energético.
O principal ponto de atenção é a instabilidade mental, com possíveis agravamentos em Vata e Pitta, resultando em dispersão, oscilações emocionais, perda de vitalidade e comunicação agressiva. Para manter o equilíbrio, foque na qualidade do sono, na meditação, em uma alimentação saudável (respeitando os horários das principais refeições), rotina de exercícios, na leitura voltada ao autoconhecimento e em terapias integrativas. Canalize as intensidades deste período em práticas espirituais e evite pensamentos fatalistas e extremos. Este é um momento ideal para cultivar o silêncio e uma comunicação não violenta e construtiva.
Para este período, indico o livro “Sem Lama não há Lotus: A arte de transformar o sofrimento” do venerável e humanizado mestre Thich Nhat Hanh.
CHAVE: Inteligência emocional, meditação, momentos de silêncio interno, comunicação assertiva sem arrogância, paciência e persistência, disciplina em metas, reconexão com terapias integrativas, qualidade de sono e leitura de autoconhecimento.
OM MANI PADME HUM
_______________ Por sri Hadesh
Cálculos em Lahiri Chitrapaksha ayanamsha.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Fica vedada a utilização, duplicação o reprodução deste material, parcial ou total, por terceiros, sem a permissão expressa e por escrito do autor. Todos os créditos deverão ser atribuídos a sri Hadesh ® 2025 Todos os direitos reservados.